top of page

SOBRE

A sua História remonta  ao séc. XVII. Apesar de não haver certezas quanto à origem do topónimo «Espadeiros», Raul Pereira de Sousa, na sua obra "Almada : Toponímia e História", relaciona-a com um fabricante de espadas, ou com uma casta de vinha. É, no entanto, bem provável que a mesma ande ligada à presença em Almada dos Espartários, nome pelo qual também eram conhecidos os Cavaleiros da Ordem Religiosa e Militar de São Tiago de Espada.​​

A mais antiga descrição da Quinta dos Espadeiros data de 1628 e encontra-se inscrita no Tombo das Igrejas de Almada a propósito das benfeitorias realizadas por Manuel Vaz Rebelo no fim do século XVI, a saber umas “casas com seus sobrados, estrebarias, forno de pão, sua adega e lagar», tendo mais esta propriedade um «pomar e olival e vinhas a roda e mais pinhal e terras de pão», sendo limitada da «parte do norte e sul com estradas que vão para o lugar da Sobreda…”

​É em 1920 que a propriedade entra na posse do proeminente clínico almadense Dr. António Resende Elvas, fundador da conhecida Clínica Dr. Elvas, hoje Hospital Particular de Almada, passando depois aos seus descendentes, entre os quais os atuais proprietários.

Na Quinta dos Espadeiros, funcionou a empresa KoiPark que, com o Dr. José Elvas, se tornou, ao longo dos anos, uma referência na criação de peixes, em especial das carpas Koi , que simbolizam Amor e Longevidade e constituem um dos elementos únicos deste espaço. 

bottom of page